tip#49 - As Políticas de Ensinar: Criando um Ambiente Centrado no Aluno

Publicado
Comentários Nenhum

Quando se olha de perto, há de facto muitas semelhanças entre professores e políticos. Enquanto professor definitivamente temos de agradar as pessoas. É preciso fazer promessas e cumpri-las. Também é preciso ter atenção a uma série de detalhes acerca de diferentes pessoas, especialmente se se tem muitos alunos. Apesar das semelhanças aos políticos, os professores precisam de ser um como um político sem se meter em política, a fim de construir uma sala de aula centrada no aluno. Algumas dicas:

#

Seja o mais democrático possível. Ouça as ideias dos seus alunos, descubra as suas necessidades;

#

Envolva os seua alunos nos processos de desisão sempre que possível. Dê opções relativas à aula e aos trabalhos for a dela no entanto é importante dão deixar as coisas demasiado abertas. Por exemplo, se tiverem de escrever um paragrafo usando uma determinada forma gramatical, dê duas ou três opções a escolher.


#

Conheça melhor os seus alunos – o que os faz essenciais. Aprenda o que gostam e o que não gostam e lembre-se dos detalhes. Isto permitirá trazer os seus interesses para as discussões e atividades nas aulas.

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →