tip#19 - Como pode Portugal melhorar a sua classificação ao nível educacional para que as gerações futuras possam competir e contribuir tanto a nível nacional como global?

Publicado
Comentários Nenhum

A Professora Linda Darling-Hammond, Directora do Stanford University Center for Opportunity Policy in Education e Directora/Fundadora da National Commission on Teaching and America’s Future é perita na area. Dedica-se à investigação, ao ensino e ao trabalho político sobre questões de reestruturação escolar, qualidade dos professores e equidade educacional. Abaixo deixo o esquema básico de algumas das suas ideias que acredito que também funcionariam bem aqui em Portugal. É claro que o seu livro (ver abaixo as recomendações deste mês), bem como vários outros artigos que escreveu, aborda o tema com muito mais profundidade:

Implementar e impor medidas anti pobreza

As pesquisas têm demonstrado consistentemente que se as crianças tiverem alimentação, alojamento e cuidados de saúde adequados, eles terão melhor desempenho na escola;

Estruturação dos currículos em torno da resolução de problemas e capacidades de pensamento crítico

Em Washington D.C em 2011, durante a Marcha Salvem as Nossas
Escolas, Darling Hammond proferiu no seu discurso…

“Muitas das Nações com melhor desempenho dependem cada vez mais de avaliações que incluem projectos de pesquisa, investigação científica e outros trabalhos intelectualmente desafiantes – desenvolvidos e avaliados pelos professores – tal como os educadores progressistas têm vindo a pedir à anos.”

Exija que o seu governo

“invista na mais alta qualidade para a preparação, orientação e
desenvolvimento profissional dos professores e dirigentes escolares.”

Exija que o seu governo

financie as escolas de forma equitativa em vez de “premiar escolas que
rejeitam alunos com mais necessidades”

Incentivo pais preocupados e/ou qualquer pessoa interessada nas gerações futuras a ler mais do que a professora Darling-Hammond tem para nos dizer.

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →