tip#14 - Que conselhos pode dar para o uso da narração enquanto forma de ajudar a ensinar outras línguas a crianças?

Publicado
Comentários Nenhum

As dicas seguintes são algumas das regras básicas que eu uso com os meus alunos do pré-escolar, também funcionam com os seus próprios filhos:

Seja Criativo

Faça um uso criativo da língua, sons e/ou linguagem corporal;

Use várias técnicas de voz

Mantenha um volume apropriado para que as crianças o ouçam, quer esteja a falar alto ou não. Sussurre quando necessário, esse tipo de variações pode, não só ajudar à história, ma também recuperar o interesse de crianças desatentas. No entanto, qualquer sussurro usado deve ser um “sussurro de palco”, para que a criança continue a conseguir ouvir. Brinque com a entoação para aumentar e clarificar o sentido do texto. Faça sons onomatopeicos (por exemplo cu-cu, miau, etc.). Diferencie a sua voz natural da voz dos personagens.

Deixe o seu corpo falar

Uma comunicação não-verbal expressiva muitas vezes elucida o sentido do texto. Fazer gestos engraçados, expressões faciais fortes, pode ajudar a criança a reter novo vocabulário. Quando estiver a contar uma história, mime e reforce as suas palavras com ações (bater à porta, andar à volta do quarto, “fazer sono”, etc.).

Caracterização

Crie uma presença carismática. Torne os personagens credíveis comprometendo-se com o papel. Mantenha-se atento, especialmente porque poderá ter de alternar constantemente entre personagens e narrador.

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →