Feliz Natal ou Boas Festas?

Publicado
Comentários Nenhum


A minha querida tia partilhou recentemente esta foto no Facebook. Quando a vi, estremeci. Não era a primeira vez que a via, já a tinha visto o ano passado, na época festiva (ooops… era suposto dizer época natalícia?). Dessa vez desejei que fosse a última vez, mas infelizmente… não foi. À primeira vista, poderiamos dizer Qual é o problema? É bom. Significa apenas que um cristão quer dizer “Feliz Natal” em vez de “boas festas”. Na verdade, tenho quase certeza de que é o que a minha tia estava a pensar sendo ela é, de longe, uma das pessoas de mente mais aberta e liberal… que eu conheço. Ela é totalmente a favor da liberdade de expressão e eu amo-a ainda mais por isso.

Dito isso, acho que esta foto (e outras semelhantes) realmente fazem muito mais para perpetuar o ódio e o separatismo do que para celebrar a diversidade e a camaradagem. Em primeiro lugar, começa por dizer que não é “Boas Festas“, e segue dizendo ao espectador o que realmente é – a única coisa que é – “Feliz Natal“. Tal postura é sinónimo de dizer que apenas o Natal conta. Esquece o facto de que (ouso dizê-lo?) a temporada também inclui outro feriado religioso que também é amplamente comemorado em todos os Estados Unidos, Hanukah. Além disso, ele esquece o facto de que para a grande maioria dos norte-americanos, as férias / feriados são usados não apenas para comemorar seja o que for que querem comemorar durante a temporada de férias, mas também para tirar proveito do fato de que o Natal é feriado nacional nos Estados Unidos. Para muitos, tirar alguns dias de férias entre o Natal e o Ano Novo faz muito sentido. No entanto, simplesmente porque existe um feriado nacional construído em torno do Natal, não significa que este seja melhor ou mais válido do que qualquer outro feriado religioso ou civil. Por outras palavras, o Natal não é dono da época de férias no mês de Dezembro.

Pessoalmente eu uso tanto o Boas Festas como o Feliz Natal. Sempre celebrei o Natal, por isso eu gosto de dizer Feliz Natal. Faz-me sentir em casa. No entanto, muitas vezes sinto-me mais confortável a dizer Boas festas porque acho que é muito mais abrangente, uma vez que eu faço diáriamente o meu caminho através do mundo durante esta época. Talvez o termo não seja tão confortável e aconchegante como Feliz Natal é para mim, pessoalmente, mas a neutralidade do termo é muitas vezes mais apropriada entre um grupo diversificado de pessoas. A noção de que se está, de alguma forma, a negar as suas crenças ao escolher dizer “Boas Festas” em vez de “Feliz Natal” é ridícula. Acho que vou postar esta no Facebook…

É feliz Natal. (para alguns)

É Feliz Hanukah. (para outros)

MAS

É Boas Festas para todos!!!

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →