#34 - Estados Falhados

Publicado
Comentários Nenhum

por Noam Chomsky

Os Estados Unidos têm afirmado repetidamente o seu direito a intervir militarmente contra os “Estados fracassados” ao redor do globo. Neste antecipado seguimento ao seu bestseller internacional Hegemonia ou Sobrevivência, Noam Chomsky vira o jogo, mostrando como os próprios Estados Unidos partilham características de outros estados que falharam – que sofrem de um grave “défice democrático”, abstendo-se do direito nacional e internacional, e adoptando políticas que põem cada vez mais em perigo os seus próprios cidadãos e o mundo.

Explorando os últimos desenvolvimentos na política externa e interna dos EUA, Chomsky revela os planos de Washington para militarizar ainda mais o planeta, aumentando os riscos de uma guerra nuclear. Ele também avalia as perigosas consequências da ocupação do Iraque, documenta a auto-isenção de Washington das normas internacionais, incluindo as Convenções de Genebra e o Protocolo de Quioto, e examina como o sistema eleitoral dos EUA é projectado para eliminar alternativas políticas genuínas, impedindo qualquer democracia significativa.

Vigoroso, lúcido e meticulosamente documentado, Estados Falhados oferece uma análise abrangente de uma super potência global que há muito reivindicam o direito de remodelar outras nações, enquanto suas próprias instituições democráticas estão numa crise grave. Desmantelando sistematicamente a pretensão dos Estados Unidos de ser o árbitro da democracia mundial, Estados Falhados é a mais focada e emergente – crítica de Chomsky à data.

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →