#23 - Trabalhar os Phrasal Verbs (1): Preocupar-se para quê?

Publicado
Comentários Nenhum

Os estudantes queixam-se frequentemente da dificuldade em aprender phrasal verbs (também conhecido como verbos multi-palavras). Com razão. Um phrasal verb é a combinação de um verbo (um verbo de acção como look, turn, put) e uma preposição ou advérbio (uma ou duas palavras de ligação como, out, up, over) que dá um novo significado ao verbo. Portanto, não se pode necessariamente entender o significado de um phrasal verb com base nas suas partes em separado. Neste sentido, podemos olhar para o significado da maioria dos phrasal verbs como idiomáticos. Parece muito complicado…preocupar-se para quê?

Para além disso, os phrasal verbs são difíceis de aprender uma vez que há mais de 3000 na língua Inglesa com mais de 6000 significados. Alguns têm até mais de um significado. Por exemplo, set up tem uns gritantes 15 significados diferentes!! Não é de admirar que os estudantes da língua Inglesa resistam a aprende-los e optem inclusive por usar verbos de palavra única. Demasiados… preocupar-se para quê?

Embora seja geralmente fácil encontrar um substituto para um phrasal verb há alguns que, ou não têm alternativa, ou a única possibilidade de substituição seria outro phrasal verb. Em ambos os casos, o phrasal verb é normalmente fácil de reconhecer e o aluno consegue aprende-lo sem dificuldade. Um exemplo seria o phrasal verb to turn on. A única alternativa seria switch on, que também é um phrasal verb. Contudo, o uso tanto doturn on e switch on é tão generalizado que são tão simples de aprender como qualquer verbo comum de palavra única. Isto é, é claro, quando nos referimos aturn on no sentido de pôr (algo) a funcionar rodando um botão, etc. (por exemplo to turn on the light). Para as outras cinco variações de turn on, poder-se-á provavelmente encontrar um verbo substituto de palavra única. Então, mais uma vez… preocupar-se para quê? Só vou aprender aqueles poucos que não têm alternativa!

Tambores a rufar, por favor!! … Aprender phrasal verbs vale a pena!

O Inglês está, literalmente, cheio de phrasal verbs. Os falantes nativos apimentam regularmente as suas frases com eles, especialmente em conversação. De forma a comunicar em Inglês eficiente e efectivamente, é importante aprender a falar fluente e naturalmente. Então, não havendo nada de errado em usar palavras formais como‘to extinguish’e‘to illuminate’, em conversação é preferível usar os phrasal verbshomólogos ‘to put out’ e ‘to light up’ A realidade é que os phrasal verbs são muito importantes permitindo ao Inglês falado ser mais amigável, de mais fácil compreensão e de fácil fluxo.

Embora seja mais usado no Inglês falado, os phrasal verbs são também utilizados na comunicação escrita. Ao receber aquele email interno do seu patrão que lhe pede para ‘hand in (entregar) o seu pedido por escrito para as suas férias do próximo ano, você não gostaria de miss out (perder as férias) porque não entendeu o email, gostaria?

Esta conversa continuará numa próxima edição, mas parece-me que agora todos podemos agree on(concordar) no facto de que vale a pena aprender
phrasal verbs.

Courtney How, Managing Director

Autor

Comentários

Não existem actualmente comentarios a este artigo

Comment

Insira o seu comentário abaixo. Campos marcados * são necessários. Deve previsualizar o seu comentário, antes de finalmente o inserir.





← mais velho mais recente →