#13 - Estratégias para os Exames de Inglês

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Existem algumas estratégias específicas extremamente importantes quando procuramos um resultado positivo num exame de Inglês. Isto é válido para todos os exames, sejam eles os de Cambridge (First Certificate, CAE, Proficiency, etc.), o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), um exame de Universidade, ou apenas um teste que lhe seja proposto pelo seu adorável (ou nem tanto…) professor :)

Estas estratégias envolvem a sua abordagem à língua, o uso que faz da mesma e o conhecimento da forma como alguns destes exames são construídos. Aqui estão algumas das estratégias mais importantes:

• Não traduza da sua própria língua!!!

As suas competências e aptidões na sua própria língua estão muito mais incutidas e portanto, mais avançadas do que em qualquer outra língua, independentemente de quão proficiente possa ser o seu Inglês. Nuances particulares da sua própria língua permitem-lhe “brincar” com a linguagem de uma forma que muito poucos de nós conseguimos brincar com uma segunda ou terceira língua.

• Não bloqueie enquanto ouve

Se tem dificuldades em perceber um diálogo numa secção de listening de um exame, respire fundo e RELAXE. Muitas vezes a sua mente começa um diálogo interno quando não percebe alguma coisa, causando bloqueios. Este tipo de “conversas” internas desvia a sua atenção do áudio do listening para o que se passa na sua mente. Mantenha-se relaxado. A maior parte destes testes repete o áudio pelo menos duas vezes, e a informação é frequentemente dada outra vez de alguma outra forma.

• Não se sinta frustrado por a sua escrita não parecer tão forte como enquanto praticava

Em primeiro lugar, se não as cronometrar, não faz qualquer sentido comparar tarefas de escrita de um exame com tarefas de prática. Se não cronometrou, provavelmente teve algum tempo para rever e melhorar o que escreveu, etc.; mesmo que tenha cronometrado, será certamente menos confortável realizar a tarefa num cenário real de exame. O que você pretende evitar durante um exame são os “bloqueios” provocados por ideias perfeccionistas ou comparações desnecessárias.

• Prenda-se àquilo que sabe (ou que se lembra) :) )

Se não se consegue lembrar de uma palavra em particular, use uma palavra semelhante ou outra completamente diferente. O que está a ser testado é a sua capacidade de usar o Inglês, não a sua memória.

• Procure significantes de tempo quando lidar com “Verb Tenses”

A parte mais importante de identificar em qualquer frase são os indicadores de tempo, uma vez que a conjugação será feita de acordo com estes. Isto é muito importante porque o ajuda a limitar as possibilidades de escolha.

• Use o enunciado como uma fonte de informação e vocabulário

Ao olhar para outros exercícios focados em pontos diferentes, encontrará muitas vezes a resposta ou informação relevante para o exercício que está
a resolver. Uma estratégia muito inteligente na realidade.

• Eliminar as respostas ridículas numa questão de escolha múltipla

Muitos exames (TOEFL, First Certificate, etc.) incluem nas questões de escolha múltipla uma ou mais hipóteses de resposta completamente absurdas. Primeira coisa a fazer, livrar-se delas. Isto vai reduzir bastante as hipóteses reais e as suas probabilidades vão aumentar consideravelmente com esta abordagem!

• Não tente compensar num exame oral

Os alunos tentam muitas vezes ser “engraçadinhos” para aliviar a tensão. Humor é bom, com moderação; mas tome cuidado porque é complicado, o humor nem sempre é fácil de traduzir para outra língua. Tentar ser engraçado também o poderá distrair a si próprio, ou a alguém que esteja a fazer o exame consigo. Além disso, quando tiver companhia para o exame, tente manter o equilíbrio entre ambos para que o seu parceiro também possa ter a sua vez.


Seguir estas estratégias deverá ser-lhe útil para o grande exame. Na realidade, com alguns ajustes deverão também ser-lhe úteis para muitos outros exames.

Courtney How, Managing Director

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